Como começar a adquirir o hábito de leitura?


Olá meninas, tudo bom com vocês?
Hoje eu venho dar dicas para quem tem dificuldades de se introduzir no mundo da leitura. Eu fico muito feliz em ver que esse hábito tem se aumentado aqui no Brasil, mesmo que os livros não sejam tão baratos por aqui. O que dificulta, muitas das vezes, a pessoa adquirir o gosto pela leitura. Por isso, aqui neste post darei dicas pra vocês se animarem a ler.

1. Tenho preguiça de ler livros!
A dica que dou para você que se encaixa nesse quadro é: ler livros que o tema te agrada. Por isso, procure livros de seu interesse, seja de culinária, filmes, um livro com uma história legal, que te chame a atenção, etc.
Livro que eu recomendo: Eleanor & Park da Rainbow Rowell.

2. Só de ver aquele número de páginas já fico cansada!
Procure livros curtos, com poucas páginas, com capítulos curtos ou poucos capítulos. Leia um capítulo por dia, assim você terminará de ler seu livro até o final sem nem sentir. Não comecem por livros muitos grossos, pois você desanimará logo no primeiro capítulo ou, até mesmo, poderá ficar lá de enfeite na estante.
Livro que eu recomendo: Meus 15 anos da Luiza Trigo (Tem resenha aqui no blog).
3. Não tenho tempo para ler!
Sempre temos tempo, nós que achamos que não temos! E aquela hora que você tem assistindo tv mesmo que não esteja passando nada que preste? Desliga a tv e leia um capítulo de um livro. Ou leia um capítulo antes de dormir. Deixe seu livro na cabeceira da cama, assim você não vai esquecer dele. Só não faça que nem eu que fico acordada até tarde, naquela de: só mais um capítulo, rs. Leia no trajeto de casa/trabalho ou escola, dentro do metrô, ônibus, etc.
Livro que recomendo: De volta aos quinze da Bruna Vieira.

4. São muito caros!
Aproveite as promoções, as feirinhas de rua, etc. Quem tem o costume de comprar pela internet, também é uma boa opção. Muitas das vezes podemos encontrar preços mais em conta do que na livraria. Já paguei 10 reais num livro pelo Submarino. Por isso, eu indico alguns sites confiáveis para vocês ficarem de olho nas ofertas. Vire e meche me mandam e-mail informando os descontos. Inscreva-se nos sites para receber essas informações também.


Essas são algumas dicas, espero ter ajudado. Se alguém tiver algo a acrescentar, fique a vontade de fazer isso nos comentários. E não se esqueçam: livros são cultura. Leiam sempre! Até a próxima, Beijinhos! ;*
                                                                                                               

4 comentários:

  1. Oi Nathália, tudo bem?
    Adorei suas dicas, são muito boas para quem está querendo entrar no maravilhoso mundo da leitura.
    É realmente recomendável começar por livros leves e com poucas páginas, ou até mesmo com quadrinhos.
    Eu iniciei quando ainda criança lendo livros de princesa e adaptações de clássicos para crianças e cada dia meu amor pela leitura foi crescendo e até hoje ele cresce a cada livro que leio.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maiara, obrigada! Eu também começei a leitura desde criança com gibis, histórias de contos, livros da escola, eu adorava! rsrs
      Beijinhos! :*

      Excluir
  2. Oi ! Tudo bem ? Suas dicas são ótimas. Muitas pessoas não leem justamente por essas razões que você citou. Também adorei os livros que você recomendou, são leituras leves, rápidas e que com certeza são capazes de introduzir muitas pessoas no mundo literário. Eu também indicaria Paula Pimenta e John Green para novos leitores, porque são autores bem conhecidos e com livros que chamam muito a atenção dos jovens hoje em dia.
    Adorei o post !
    Beijos,
    Ana.
    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ana, adorei as suas indicações de livros. Realmente esses autores são maravilhosos pra quem quer começar a ler!
      Beijos :*

      Excluir

 

© Estilo Lia - 2015. Todos os direitos reservados.